
A falta de desejo sexual pode ser causada por um problema grave, chamado de Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo – TDSH. Este tipo de problema pode trazer dificuldades nas relações interpessoais, afetivas e principalmente na qualidade de vida.
Isso ocorre porque o desejo sexual envolve muito mais do que o físico, mas também sonhos e fantasias sexuais, que são provenientes do psíquico, e interferem diretamente no estilo e qualidade de vida de um indivíduo.
O que é este transtorno?
O TDSH é caracterizado pela recorrente ausência de desejo ou fantasias sexuais, afetando os relacionamentos com o parceiro. Ela é uma disfunção sexual que acomete mulheres e homens.
Esta doença aparece de forma gradual e piora com o tempo, por isso, a importância de estar atento aos sintomas. A insatisfação sexual, ao afetar o relacionamento afetivo, é responsável pelo surgimento de outros problemas na vida do indivíduo, como a depressão.
Qual a causa do Desejo Sexual Hipoativo?
As causas vão muito além de problemas físicos e libido. Ela, muita vezes, está relacionada a transtornos mentais, traumas e vivências pessoais do paciente.
Fatores biológicos
- Doenças crônicas;
- Efeitos colaterais de medicamentos;
- Desequilíbrios hormonais.
Fatores Contextuais
- Privacidade;
- Conforto;
- Aspectos ambientais;
- Segurança.
Fatores interpessoais
- Incompetência do parceiro sexual;
- Conflitos;
- Perdas no relacionamento.
Fatores do desenvolvimento
- Falta de educação sexual;
- Traumas como coerção sexual;
- Privação emocional ou física durante a fase de desenvolvimento.
Fatores culturais
- Crenças religiosas;
- Conduta sexual apropriada ao meio em que vive;
- Moral.
Fatores predisponentes
- Deformidades anatômicas;
- Timidez;
- Inibição.
Fatores perturbadores
- Fadiga;
- Estresse;
- Preocupação com imagem corporal.
Fatores psicológicos
- Transtorno de personalidade;
- Depressão;
- Ansiedade.
Fatores precipitantes
- Menopausa;
- Infidelidade e divórcio;
- Dependência química.
Existe algum tipo de tratamento?
Com certeza! Pesquisadores afirmam que existem duas disfunções no cérebro humano que podem desencadear o TDSH, sendo uma no cérebro frontal inferior, onde há uma contenção excessiva. A outra ocorre no lobo parietal inferior e em regiões pré-motoras, que com baixa atividade, resultam na falta de imaginação erótica.
Porém, estes não são os motivos únicos, como comentado acima. Sendo assim, não existe apenas a medicação como forma de tratamento. Muitas vezes é preciso um tratamento de psicoterapia, onde a psique, o corpo e a sexualidade serão trabalhados de maneira conjunta.
É importante entender que cada paciente tem suas individualidades, e o que dá certo para um, não é necessariamente o que o outro precisa. Sendo assim, o tratamento é individualizado, levando em consideração as particularidades de cada caso de desejo sexual hipoativo. Fisioterapia e reposição hormonal também são abordagens realizadas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho comoginecologista em São Paulo.
