O que é uroginecologia

A ginecologia é uma especialidade médica bastante ampla, que estuda tudo o que se relaciona à saúde da mulher, como gestação, doenças, problemas hormonais, incontinência urinária, dentre outros. Como você pode perceber, é uma área que engloba muita coisa.

Dentro da ginecologia, é possível se especializar em pequenas áreas, para se possa aprofundar nesse estudo. É o que acontece com a uroginecologia, que é uma subespecialização da ginecologia.

Por não ser uma especialidade médica, se você procurar nos catálogos de Conselhos Regionais de Medicina, não irá localizar um médico uroginecologista. Caso você não possua uma indicação de um médico dessa subespecialidade, procure por um clínico geral ou até mesmo um ginecologista, pois ele certamente irá fazer o encaminhamento correto caso seja o seu caso.

Problemas de incontinência urinária, de útero, cistite, flacidez, dor pélvica ou qualquer outro problema de saúde ligado às regiões de vagina, reto, intestino ou pélvis são tratados pela especialidade médica em questão, incluindo dores no momento das relações sexuais.

Se qualquer um desses problemas for detectado, você poderá procurar um médico uroginecologista ou, dependendo do caso, até mesmo um fisioterapeuta com especialização em uroginecologia.

O que um uroginecologista pode tratar

Incontinência urinária

Esse é um problema que aumenta com a idade e que pode também afetar homens. Entretanto, as mulheres possuem 3 vezes mais chances de serem acometidas por ele. A incontinência urinária ocorre quando há uma perda involuntária da urina. O tratamento pode ocorrer por meio de fisioterapia, cirurgia ou medicação ou, ainda, pela combinação desses.

Incontinência intestinal

Também chamada de incontinência fecal ou perda do controle intestinal. Assim como ocorre na urina, é uma situação constrangedora e que pode ser contornada por um tratamento designado pelo uroginecologista.

Bexiga baixa

Também conhecido como prolapso genital, esse problema acomete em maior número as mulheres acima de 40 anos e que já tiveram filhos. Isso ocorre geralmente em decorrência da gravidez e do parto, quando a parede da vagina ou da bexiga se enfraquece. Nos casos mais graves, a cirurgia pode resolver. No estágio inicial ou como forma de prevenção, é possível fazer exercícios para fortalecer os músculos dessa região.

Se você possui ou conhece qualquer pessoa que tenha problemas na região de útero, vagina, reto, intestino ou pélvica, indique o tratamento com um médico da área de uroginecologia. Se não for possível, consulte o seu ginecologista ou procure um que certamente irá avaliar a melhor metodologia de tratamento para essa região tão delicada da saúde feminina.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em São Paulo.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora