Sífilis: sintomas, causas e tratamentos

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST ou DST) causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. É uma doença que age silenciosamente, pois mesmo após a infecção inicial, pode levar anos para se manifestar agressivamente.

A pessoa infectada muitas vezes não sabe da existência da doença e, sem saber, passa para seu parceiro sexual. No entanto, é importante ressaltar que a condição tem cura e o seu tratamento vai de acordo com a fase da doença. Continue lendo para saber mais sobre as causas, sintomas e os tratamentos disponíveis. Vamos lá?!

Como você pega a sífilis?

A doença é transmitida através do sexo sem proteção (sem camisinha) e ao compartilhar brinquedos sexuais.

A melhor forma de prevenir a doença é através do sexo seguro, ou seja, usar preservativo em qualquer atividade sexual (vaginal, oral ou anal). Se forem compartilhar brinquedos sexuais, certifique-se de cobri-los com preservativo e lavá-los após o uso.

Quais são as causas?

Como dito anteriormente, a doença é causada pela bactéria Treponema pallidum e é transmitida sexualmente (oral, anal e vaginal). Ao contrário do que muitos acreditam, a doença raramente pode ser transmitida pelo beijo. Além disso, também pode ser congênita, ou seja, passada de mãe para filho durante a gravidez.

No entanto, a doença tem cura e não aparece novamente após o tratamento – a não ser que o indivíduo seja contaminado de novo por alguém ainda infectado.

Como são os sintomas da doença?

Os primeiros sinais e sintomas da sífilis primária normalmente aparecem de 10 dias a 3 semanas após a infecção. O primeiro sintoma é uma ferida indolor no local onde o vírus adentrou – normalmente no pênis, vagina ou ânus e, no caso de transmissão via sexo oral, o pescoço e/ou axila podem inchar. Esses são os sintomas da fase primária.

Quando não tratada, a doença irá progredir para a fase secundária. Essa fase geralmente ocorre entre 2-6 semanas após a infecção. Seus sintomas incluem:

  • sintomas parecidos com os da gripe (dores, cansaço, febre, etc);
  • perda de peso sem motivo aparente;
  • queda de cabelo sem motivo aparente;
  • inchaço das glândulas linfáticas;

Esses sintomas podem desaparecer em questão de semanas ou durar por meses. Novamente, sem tratamento, a doença irá progredir para a fase terciária. Este estágio pode durar anos, até décadas, e seus sintomas são mais graves, os quais incluem:

  • AVC;
  • paralisia;
  • cegueira;
  • surdez;
  • demência;
  • doença cardíaca;
  • erupções cutâneas.

Quando não tratada, nesta fase a doença pode causar a morte. Então, fique atento!

Como a doença pode ser tratada?

Quando diagnosticada no início, a doença pode ser curada com antibióticos. Uma dose de penicilina é eficaz tanto nos estágios iniciais quanto nos últimos estágios.

Caso o paciente seja alérgico à penicilina, outros antibióticos também podem tratar a doença. No entanto, em mulheres grávidas, a penicilina é o único tratamento recomendado.

Enfim, se você se identificou com alguns dos sintomas e acredita que pode ter sífilis, consulte um médico especialista na área (especialmente se você está grávida). Assim você consegue ter uma visão geral sobre o estágio da sua condição (caso realmente seja diagnosticada) e o tratamento indicado para sua fase atual.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em São Paulo.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora