A hemorragia pós-parto é a forma mais comum de hemorragia obstétrica (hemorragias que ocorrem durante a gravidez ou parto). É uma das principais causas de morte materna, responsável por quase 70 mil mortes por ano.

Todas as mulheres perdem sangue ao dar à luz. No entanto, a perda de sangue normal é abaixo de 500ml no parto normal e abaixo de 1.000ml na cesárea. Uma vez que a paciente perde mais do que essa quantidade de sangue, ocorre a hemorragia.

Quando ocorre nas primeiras 24 horas pós-parto, é chamada de hemorragia primária. Se ocorrer alguns dias ou semanas pós-parto, é chamada de hemorragia secundária.

Quando ocorre a hemorragia pós-parto?

Este tipo de hemorragia pode acontecer logo após a saída da placenta, quando o útero não consegue se contrair sozinho para comprimir os vasos sanguíneos, o que consequentemente causa mais perda de sangue do que o normal.

Normalmente é mais comum instantaneamente após dar à luz, mas também pode ocorrer semanas depois do parto. No entanto, caso ocorra semanas após o parto, já não coloca mais a vida da mãe em risco de morte – quando tratada cedo.

Algumas das possíveis causas da hemorragia após o parto incluem:

  • Trabalho de parto prolongado (quando já se perdeu muito sangue na tentativa de parto normal e uma cesariana de última hora é necessária)
  • Distensão grande do útero (gêmeos ou mais bebês)
  • Uso de medicamentos (relaxante muscular ou magnésio em excesso)
  • Ferida no útero causada por um parto normal
  • Dificuldades na coagulação sanguínea.

Vale ressaltar que esses fatores de risco tornam a hemorragia pós-parto mais provável, mas não são exatamente as causas de hemorragia. Quando um ou mais dessas possíveis causas estão incluídas, o risco é ainda maior.

Como identificar a hemorragia secundária?

O período de sangramento pós-parto é relativamente normal, pois o corpo da mãe precisa eliminar o material que revestia todo o útero durante a gravidez. No entanto, se esse sangramento continua por mais de quatro dias após o parto, é anormal.

Apenas 1% das mulheres que dão à luz sofre da chamada hemorragia secundária ou tardia, que é quando a hemorragia acontece dias ou semanas depois do parto. Por isso, é importante ficar de olho nos seus sintomas. Então, procure imediatamente um médico se você identificar algum dos sintomas abaixo:

  • Sangramento contínuo mesmo semanas depois do parto
  • Necessidade de trocar de absorvente várias vezes por dia
  • Sangramento com cheiro ruim e cor muito escura
  • Febres ou calafrios

Como evitar este tipo de hemorragia?

Embora não seja possível prever quando haverá esse tipo de hemorragia durante ou após o parto, existem algumas formas de reduzir as chances de ocorrer, como:

  • Tratar a anemia durante a gravidez;
  • Se preparar para o parto normal (aulas de preparação para o parto);
  • Praticar exercícios físicos para ganhar resistência (a fim de que o parto normal seja mais rápido).

Além disso, é extremamente importante tomar medicamentos indicados pelo seu médico, sempre na quantidade e tempo recomendado pelo obstetra.

Enfim, esses foram os riscos da hemorragia após o parto e, embora possa ocorrer raramente, é preciso tomar cuidado com seus fatores de risco e evitá-los.

Conversar com um profissional é a melhor opção para entender sua situação e ajudá-la a entender seus riscos pessoais e identificar boas estratégias para evitar a hemorragia pós-parto.

Quer saber mais?

Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: